terça-feira, 25 de junho de 2013

Urucum

   Especiaria: Urucum                

Urucum é uma planta originária da região amazônica. Seu nome vem da palavra “uru-ku” que em Tupi significa vermelho.  A semente do urucum solta um pigmento vermelho forte, muito utilizado pelos índios para fazer pinturas pelo corpo e também como proteção dos raios solares e como repelente. Na culinária, o urucum é usado, principalmente, como corante. Aqui no Brasil, a forma mais comum de se encontrar urucum para uso na gastronomia é no colorau – uma mistura do óleo corante extraído da semente com fubá.

Como eu uso
Não é todo dia que chego em casa com um super pique para fazer o jantar. Quando estou mais preguiçosa, apelo para a saladinha com um filé frango. Sempre tempero o frango com ingredientes diferentes, mas tenho um tempero predileto. Coloco uma pitada de pimenta do reino, uma de colorau e sal. Basta você jogar os temperos nos dois lados do frango e depois passar em uma chapa de ferro ou numa frigideira com pouco óleo. Fica uma delicia e com uma cor linda.
Como eu planto
O urucuzeiro é uma arvore de clima tropical que tem em média cinco metros de altura e pode ser plantado em diferentes tipos de solo desde que não muito úmido, drenado e nutrido.  A planta também adapta-se a variadas condições climáticas. No Brasil, o cultivo de urucum é encontrado principalmente no Amazonas, Pará, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.
Como eu armazeno Para armazenar o colorau (forma mais utilizadas do urucum na culinária) você deve colocá-lo em um recipiente de vidro bem lavado e seco. Deixe o pote com o produto em local seco, escuro e longe de calor. O calor, a umidade e luminosidade podem degradar o sabor e as propriedades de seu tempero. Não coloque o recipiente em prateleiras abertas acima ou perto do fogão ou do lava-louça, nem em qualquer lugar da cozinha que fique exposto ao calor.

Moqueca de cação com as especiarias: coentro e urucum

                                                                                          Ingredientes
1, 5 Kg de cação cortado em postas3 tomates
3 cebolas
1 maço de coentro
1/2 maço de cebolinha
2 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de colorau
2 tabletes de caldo de peixe suco de dois limões
sal a gosto

Para o pirão:
1/2 xícara de chá de farinha de mandioca
1 tablete de caldo de peixe
1/2 maço de coentro picado
1/2 cebola picada
1 tomate picado
1 colher de sopa de colorau
sal a gosto
Preparo
Limpe bem o peixe, corte-o em postas e deixe-o em uma vasilha com sal e suco de um limão por, pelo menos, uma hora. Separe a cabeça para fazer o pirão. Dentro de uma panela de barro grande, junte duas colheres de óleo, uma colher de azeite, a cebolinha verde, a cebola branca, o coentro, o tomate (tudo bem picadinho) e o colorau.
Em seguida, coloque as postas de peixe e repita a camada de temperos picados. Cozinhe em fogo brando e, quando começar a ferver, coloque algumas gotas de limão. Não deixe ferver para o peixe não fica duro.Tampe a panela, espere cerca de dez minutos e prove o sal.
Para fazer o pirão, coloque a cabeça do peixe para ferver em água e sal e cozinhe até ela quase desmanchar. Retire os ossos, acrescente todos os ingredientes do pirão, menos a farinha. Experimente o sal e acrescente a farinha, mexendo sempre para não empelotar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário