terça-feira, 25 de junho de 2013

Estragão

O estragão é uma planta da família Artemísia bastante cultivada em todo o Brasil. A especiaria é conhecida também pelos nomes de losna-brava, artemígem, artemísia-verdadeira e erva–dragão. Na culinária suas folhas podem ser usadas frescas ou secas, são ótimas para realçar o sabor de alguns alimentos.  Existe registro do uso da erva na China há 2.000 a.C.  O estragão é um dos componentes da mistura “ervas finas”


Como eu planto e armazeno a especiaria: estragão


Como eu  planto
O cultivo de estragão  é bastante simples, pode ser plantado em canteiros ou vasos. Assim como as outras ervas , o estragão  precisa de bastante sol e um solo fértil. É bom adubar a terra a cada 30 dias, principalmente se você escolher plantar em vasos. O tempo de germinação da planta é de 15 a 20 dias e a planta cresce em média 50 cm.
Como eu armazeno
Armazene o estragão seco em local seco, escuro e longe de calor para não degradar o sabor e as propriedades de seu tempero. Não coloque o recipiente com a erva em prateleiras abertas acima ou perto do fogão ou da máquina de lavar louça, nem em qualquer lugar da cozinha que fique exposto ao calor. Para conservar o estragão fresco: lave bem suas folhas, guarde em um recipiente fechado e coloque-o na geladeira ou freezer.
Receita Com Estragão 

Massa com salmão temperado com a especiaria estragão

Especiarias: estragão, mostarda e pimenta do reino


Massa com salmão temperado com estragão

250 g. de fusilli
400 g. de salmão
1 xícara de chá de creme de leite
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de estragão
2 colheres de sopa de manteiga
quanto baste de pimenta-do-reino preta
Preparo
Cozinhe o fusilli “al dente”. Aqueça uma panela e adicione a manteiga. Deixe derreter e depois acrescente os ramos de estragão. Corte o salmão em cubos pequenos, tempere com o sal e coloque para grelhar. Após de grelhar bem, junte o creme de leite fresco, a pimenta-do-reino e a mostarda. Adicione a massa cozida. Finalize e sirva.
Rendimento: duas porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário