terça-feira, 25 de junho de 2013

Ervas de Provence

COMO SE PLANTA

Os componentes das Ervas de Provence sempre cresceram em liberdade,

fraternidade e igualdade nas colinas do sul da França. O clima quente e específico a que se acostumaram, nem sempre facilitou as sua adaptação no replantar (levados por turistas) em outras regiões do mundo.

Foi aí que um comerciante teve a ideia de secá-las e industrializá-las. A partir dos anos 70, Ervas de Proença passaram a ser vendidas em conjunto desidratadas, sem perder o seu sabor original.

COMO SE ARMAZENA


Ervas de Provence são vendidas em supermercados e em lojas de temperos, quase sempre embaladas em vidros ou em sacos plásticos.  Um conselho: veja se estão bem secas e soltas, com coloração verde-oliva. Algumas marcas trazem as ervas embaladas em potes de cerâmica que, além de charmosos, são mais eficazes para protegê-las da perda de aroma. Se não encontrar o mix pronto, compre ervas secas de boa qualidade e faça a mistura em casa. Guarde em vidro escuro bem tampado e longe da luz.

COMO SE USA

Não há fórmula única para combinar as ervas. Como não há fórmula única para combinar nenhuma especiaria mix. Você pode misturar folhas secas e esmigalhadas nesta proporção: 2 colheres (sopa) de manjericão, 1 colher (sopa) de manjerona, 1/2 colher(sopa) de alecrim, 1 colher (sopa) de segurelha, 2 colheres (sopa) de tomilho, 1 colher (sopa) de flores de lavanda e 1 folha de louro. Use 1 colher (chá) para temperar 4 porções de legumes. Para filés bovinos, de carneiro ou vitela, besunte-os com azeite, tempere com sal e pimenta-do-reino e pressione um pouco das ervas na superfície. Grelhe rapidamente, remova as ervas e termine de assar no forno. Em churrascos, jogue duas pitadas sobre o carvão.
  

REFOGADO DE ABOBRINHA E ERVAS DE PROVENCE


Ingredientes:
(para duas poções)
4 abobrinhas amarelas também chamadas de inglesas ou
2 abobrinhas comuns
1 limão
1 / 2 colher de chá de sal
1 colher de chá de ervas de Provença ou de orégano seco
1 colher de chá de óleo de soja ou canola
1 colher de sopa de azeite

Preparo:

As abobrinhas inglesas são de cor amarela e menor que as de cor verde, bem mais conhecidas, mas as duas tem sabor semelhante e podem ser preparadas da mesma maneira.
Corte as pontas e a parte superior das abobrinhas. Corte as abobrinhas em pedaços grossos com aproximadamente dois centímetros de espessura. Coloque-os de molho apenas cobertos de água misturada com o suco de limão por uma ou duas horas. Esse banho é importante para reidratar as abobrinhas e deixá-las com a polpa firme.
Aqueça uma frigideira de ferro, espalhe o óleo de soja e quando estiver bem quente junte as abobrinhas. Mexa algumas vezes, sem exageros para deixar a casca dourar um pouco.
Polvilhe com o sal e com as ervas. Regue com o azeite e transfira-as para uma tigela. Sirva as abobrinhas como entrada ou como um ingrediente de uma salada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário