segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dill


Especiaria: Dill, Endro ou Aneto.
Estes são os nomes pelos quais é conhecida uma especiaria com folhas de sabor delicado, parecido com a arva-doce. Suas sementes são aromáticas e picantes. De origem asiática, o Dill é um condimento muito popular na Europa Oriental e do Norte, sendo indispensável na culinária de russos, polacos e escandinavos. Na Índia, é um dos ingredientes do curry. Pediu “passagem” aqui no Brasil, onde ainda é pouco conhecido mas espera fazer muitas amizades, seduzir chefs importantes, deliciar centenas de jovens chefs e donas de casa.
O Dill é uma planta herbácea de caule fino e oco, pertencente a nobre família: primo da salsinha, cenoura e da erva-doce.
Regularmente, a altura da planta varia de 20 cm até a 1 metro, dependendo da fertilidade do terreno. Suas folhas têm coloração esverdeada e suas flores são amarelas. Os frutos, pequenos, apresentam sementes marrons quando maduras.
É uma das ervas mais antigas e mais conhecidas do Ocidente.
Uso na culinária
Fazer licor.
Usa-se o bulbo como ingrediente de várias saladas.
Em pó é usado no preparo de biscoitos, bolos, bolachas, pães, queijos, peixes, frutos do mar, molhos para saladas e frutas em calda.
Seu sabor também combina com molhos à base de iogurte e na calda de doces.
Devido ao aroma e sabor delicado de suas folhas, é indicado para comidas pouco temperadas. Pode ser usado em dietas com exclusão do sal como seu substituto, pois é rico em sais minerais.
As folhas frescas são ótimas para condimentar queijos, ricota, molho branco, carnes grelhadas, peixes como o salmão e o arenque, saladas, ovos, cremes tipo maionese, manteiga ou patês. Seu aroma e sabor são melhor aproveitados quando esta erva é acrescentada ao final do cozimento.
A parte mais valorizada do Dill são as sementes, que produzem um óleo de excelente qualidade, de odor agradável e picante.
O Dill também é usado na perfumaria, para aromatizar sabonetes. Afirmam estudiosos e pesquisadores que na cosmética tem a propriedade de clarear a pele, fortalecer as unhas e perfumar o hálito. Sachês com a flor, colocados em armários ou gavetas, espantam as traças.
Para fins medicinais pode-se utilizar a planta toda.
O princípio ativo mais valorizado é dos óleos essenciais, lembrando que óleo essencial é uma mistura de dezenas de substâncias químicas. Também encontra-se a presença de substâncias nitrogenadas, resinas, mucilagens e taninos, que são comuns em quase todos os vegetais
É diurético, combate cólicas e a hiperacidez gástrica. Age, também, contra a insônia. É um dos principais remédios naturais contra a flatulência e falta de apetite. Nas inflamações do olho, recomendam-se usar compressas do chá das sementes.
Mais: usá-lo em limpeza de feridas, queimaduras, úlceras dérmicas. Nestes casos, a consulta a um especialista é fundamental.

Como  planto e armazeno a especiaria dill (endro)

Como eu planto
Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos periódicos. É uma planta muito rústica que pode ser cultivada com facilidade por jardineiros iniciantes. Aprecia o clima ameno. No verão, as sementes podem ser colhidas em cerca de 90 dias após o plantio. No inverno, convém esperar 120 dias.
Como eu armazeno
Molhe levemente as folhas com um spray, envolva o maço com papel toalha e coloque dentro de um saco plástico. O maço pode ser mantido refrigerado por até uma semana.  Caso prefira congelar, mantenha no freezer por até dois meses. Para manter o sabor das sementes inalterado guarde-as em em local fresco, seco e escuro.
 Receita Com Dill

Tagliatelle de Açafrão com Camarão e Dill

Ingredientes

500g farinha de trigo
250g ovo inteiro, cru
50ml azeite de oliva extra virgem
30 g alho, cru
30g dill
500g camarão de água salgada, cru
20g sal
0,4g açafrão (espanhol) ou estigmas de açafrão
Preparo
Coloque na batedeira a farinha de trigo, os ovos e bata até encorpar bem. Retire da batedeira, faça uma bola, cubra e deixe descansar por 1 hora. Corte a massa em 4 partes e passe na máquina de passar lisa 2 vezes. Disponha o dill na massa e passe na máquina novamente. Passe a massa na máquina no acessório de tagliatelle. Coloque no varal até o momento de cozinhar. Em um caldeirão com sal fervendo cozinhe a massa por alguns minutos. Em uma frigideira, salteie os camarões no  azeite com pouco sal, até ficarem rosados, por aproximadamente 4 minutos. Reserve. Na frigideira, doure o alho, junte mais endro e acrescente 1 pacote de açafrão moído já dissolvido em água quente. Junte imediatamente o tagliatelle e o camarão. Ajuste o sal e sirva.
Dicas / Observações:   – Acrescentar 2 pacotinhos de açafrão espanhol “carmencita” para a receita, que devem ser dissolvidos em um pouco da água do cozimento do macarrão;  - Usar a farinha de trigo, preferencialmente a Tipo 00 (italiana);  - 250 g de ovos equivalem a 5 ovos médios inteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário