O Anis estrelado é originário da China Meridional, de partes da Índia e do Vietnã, aqui no Brasil é conhecida também como badiana e badiana-de-cheiro.
Possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, antiinflamatórias, calmantes, digestivas e diuréticas, foi muito utilizado no Ocidente para a produção de xaropes. Na culinária, é utilizado especialmente para temperar carnes e aves.
Sua semente é usada principalmente em confeitaria (balas, doces e bolos). Também aromatiza o pastis (francês), o ouzo (grego) e o arak (árabe) – aperitivos que são degustados com água e gelo.
Receitas
Creme de anis-estrelado
. 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
. 5 anises-estrelados quebrados
. 2 xícara (chá) de açúcar
. 3 ovos
. 2 colheres (sopa) de amido de milho
Calda
. 2 xícaras (chá) de açúcar
. 1 xícara (chá) de água de água
Modo de preparo:
Numa panela, junte o creme de leite e o anis e leve ao fogo médio até começar a ferver. Passe por uma peneira e volte o creme de leite à panela. Descarte o anis. À parte, misture o açúcar com os ovos e o amido. Adicione essa mistura ao creme de leite, mexa bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo, distribua entre seis potes de sobremesa e deixe esfriar. Leve à geladeira por duas horas. calda Leve o açúcar e a água ao fogo até caramelizar. Sirva sobre o creme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário