domingo, 23 de junho de 2013

Alho



Alho, especiaria que todos conhecem e usam como tempero ou com funções de remédio natural.O conceito positivo do alho é unânime. Em muitas culturas, durante anos e anos, seu poder foi cultuado e valorizado.O alho, natural da Ásia, foi utilizado desde a antiguidade como remédio. Suas propriedades antimicrobianas e os seus efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea já eram valorizados na Idade Média.
Para todas as culturas, seja a indiana, a egípcia, a grega, a hebraica, a russa ou a chinesa, o alho era um elemento quase tão importante quanto o sal.
Estudiosos concluíram ao longo do tempo que tem ótimo valor nutricional, possuindo vitaminas A, B2, B6, C, aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, silício, iodo) e compostos biologicamente ativos como a alicina (conforme demonstrou pesquisa recente da EMBRAPA).
Também se atribui ao alho a capacidade de prevenir resfriados e outras doenças infecciosas.
Segundo especialistas, ele pode, inclusive exterminar bactérias resistentes a antibióticos, pelo menos o que foi demonstrando em testes de laboratórios.
Estudos realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) buscaram demonstrar que as espécies brasileiras deste ingrediente são ainda mais potentes que as chinesas. Pesquisadores da Embrapa e Universidade de Brasília (UnB) comprovaram que um composto ativo do alho nas espécies brasileiras, chamado alicina, pode reduzir o colesterol e diminuir os riscos de infarto agudo no miocárdio.
Nos casos genéricos e como “remédio caseiro”, a dose média aconselhável por especialistas é de, aproximadamente, duas cabeças de alho por dia… Não mais.
Há quem descasque e corte, miudinho, as duas cabeças de alho, junte mel e coma, à colherada, em jejum.

Como eu planto, como eu compro, como eu armazeno e como eu uso a Especiaria Alho

PLANTO
Para o cultivo do alho, devem-se separar os dentes do bulbo, enterrando-os a uma profundidade de cerca de 6 cm, com a extremidade em bico voltada para cima. São semeados as fileiras (distantes entre si em cerca de 30 a 50 cm), deixando-se aproximadamente 15 cm entre uma planta e outra.
Quanto ao tipo de solo, a planta de alho prefere solos leves, finos, ricos em matéria orgânica e bem drenados. Não suporta terrenos úmidos. Solos pesados e mau drenados não permitem o bom desenvolvimento das raízes, prejudicando a nutrição da planta.
COMO EU COMPRO
As cabeças de alho devem ser redondas, formes e cheias, e com a parte exterior intacta e sem manchas. Os dentes devem ser firmes, graúdos e unidos. Evite comprar cabeças de alho cujo dentes estejam soltos, moles e murchos.
COMO EU ARMAZENO
As réstias de alho não devem ficar muito tempo penduradas na cozina, pois correm o risco de secar sobrando apenas cascas. Guarde o alho em lugar fresco, seco e levemente arejado. Se for mantido em lugares úmidos e quentes, vai mofar rapidamente e murchar. Uma boa maneira de armazenar uma cabeça de alho inteira é colocá-la num recipiente de cerâmica.
COMO EU USO
Os dentes de alho podem ser usados inteiros, amassados ou em lâminas, dependendo da intensidade de aroma e sabor que se queira dar ao prato.
Receita Com Alho
 Filézinho de Carne com Brócolis e Gengibre à Moda Oriental
Ingredientes:
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
300 ml de caldo de carne
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de molho de soja
450 g de carne para bife, cortada em tiras
1 colher (chá) de raíz de gengibre fresco picado
1 dente de alho, picado ou amassado
350 g de brócolis fresco cortado em pedaços
Preparo:
1. Em uma vasilha pequena, misture a farinha de trigo, o caldo de carne, o açúcar e o molho de soja. Mexa bem até que o açúcar e a farinha estejam dissolvidos.
2.Em uma frigideira grande ou wok, em fogo alto, coloque a carne. Frite por 2 a 4 minutos, ou até dourar. Acrescente o caldo de carne, o gengibre, o alho e o brócolis.
3.Mexa e deixe cozinhando até levantar fervura. Abaixe o fogo e deixe o molho ir engrossar, o que pode levar de 5 a 10 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário