domingo, 23 de junho de 2013

Alecrim

Ligeiramente amargo, o alecrim é recomendado para carnes de porco, carneiro e peixe. Dá sabor especial também à batatas e manteigas. Erva de folhas espinhosas, têm propriedades estimulantes. Seu nome científico – Rosmarinus officinalis – é derivado da bruma do mar, uma referência à sua flor azul pálida que nasce naturalmente nas praias. Ele representa a amizade e é comumente usado em casamentos com um sinal de amor e fidelidade. Até hoje diz-se que o alecrim é um excelente amuleto contra olho gordo. Estudos feitos nos últimos anos revelaram que o óleo retirado das folhas, também utilizadas para realçar o sabor de pratos, pode prevenir o desenvolvimento de câncer em animais de laboratórios. Também auxilia na digestão e no combate à dor de cabeça. O alecrim é originário da costa do Mar Mediterrâneo. Na cosmética é um ótimo fortificante para os cabelos e na pele restabelece o ph natural. Pode ser encontrado fresco ou desidratado.

Como eu planto e armazeno: alecrim

Como eu planto
O alecrim gosta de muita luminosidade e é perene – seca no inverno e rebrota no verão. Pode ser plantado em vaso. Nesses casos, dê preferência aos vasos que têm pelo menos 15cm  de diâmetro e furos embaixo para que o excesso de água escorra. Para o cultivo caseiro é melhor plantá-lo em mudas do que por sementes. Prepare o vaso colocando no fundo argila expandida, brita, ou pequenos pedaços de telha para que os furos não entupam. Por cima, ponha terra – de preferência uma bem adubada e rica em nutrientes. Abra um buraco na terra e coloque a muda dentro dele. Deixe apenas a raiz e um pedaço do caule sob a terra. Regue bem.
Como eu armazeno
Depois de colhido, evite expor o alecrim diretamente ao sol. Mantenha-o num pratinho com água, em local arejado e com boa luminosidade. Reponha a água a cada dois dias.
 Receita Com Alecrim 

Receitas Afrodisíacas: Salmão com molho de alecrim e vinagre

Ingredientes
4 postas de salmão (120g cada)
8 tomates
4 batatas médias
1 colher de chá de orégano
1 colher de sopa de azeite de oliva
sal a gosto
Ingredientes para o molho de alecrim1 colher de sopa de azeite de oliva
4 ramos de alecrim
Ingredientes para o molho de vinagre
4 colheres de sopa de adoçante próprio para ir ao fogo
1 xícara de chá de vinagre balsâmico
Para decorar: 4 azeitonas pretas
Preparo
Temperar as postas com sal e grelhar na chapa quente. Reservar. Cortar ao meio os tomates e espremê-los levemente para tirar as sementes. Distribuir numa assadeira com a parte cortada voltada para baixo. Polvilhar orégano e sal e assar por 45 minutos ou até que a pele do tomate fique tostada. Retirar a pele com cuidado. Reserve. Cozinhar numa panela as batatas com casca por 25 minutos. Escorrer, retirar a casca e cortar em fatias grossas.
Em outra assadeira untada com 1 colher de sopa de azeite e sal a gosto, colocar as fatias de batata e assar em forno quente por 12 minutos. Reservar. Numa vasilha misturar o azeite e o alecrim. Reservar. Numa panela, colocar o adoçante e o vinagre balsâmico e levar ao fogo. Mexer até obter um caramelo fino. Reservar.
Montagem: Em um prato colocar 4 fatias de batata assada. Sobre elas adicionar 2 pedaços de tomate e por último o salmão grelhado. Decorar com azeitonas e regar com molho de alecrim coado e o vinagre caramelizado.
Rendimento: 4 porções (275g cada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário