quinta-feira, 20 de junho de 2013

Hortelã

De aspecto e aroma agradáveis, a hortelã é a planta mais usada no mundo. Unanimidade! Que aqui não é burra! Dificilmente alguém não a conhece ou nunca ouviu falar dos seus atrativos. É boa para o paladar, saúde e estética e ornamentação.
Natural da Ásia, pode ser plantada em qualquer lugar, desde que receba mínimos cuidados. Não pede muito. Em troca, oferece dezenas de benefícios e um aroma inconfundível.
Pesquisadores e fitoterautas afirmam que ela possui ação estimulante e tônica para o aparelho digestivo, além de ser antisséptica, anestésica, calmante, servindo ainda como vermífugo – basta espalhar a hortelã seca ao longo do caminho feito pelas formigas ou ainda perto de portas e janelas.
Benefícios do chá de hortelã: auxilio no emagrecimento;  auxilio no tratamento de tosses e resfriados; possui propriedades que ajudam a combater vírus e bactérias; alivio de dores musculares; fonte de vitaminas do complexo B; ajuda na digestão; auxilia no tratamento de diarreias, cólicas e dores estomacais; melhora o hálito; combate dores de garganta.
Quem sofre de insônia pode testar esse caminho suave, natural e aproveitar as propriedades calmantes da hortelã. Basta ingerir, 30 minutos antes de deitar, a infusão de uma pitada de folhas frescas de hortelã em uma xícara de água fervente, abafar por 10 ou 15 minutos, filtrar e beber.
Uso culinárioEm geral, chefs costumam usar suas folhas para o preparo de sucos, bolos, carnes.
Dentre as delícias feitas com hortelã está a geleia, que pode servir como um ótimo acompanhamento para carnes, assados e costelas. Também para harmonizar com carnes e saladas existe o azeite aromatizado com hortelã. Pode ser feito em casa com a imersão das folhas em um vidro de azeite. Após alguns dias, ele agregará o gosto e o aroma da hortelã. Omeletes e ovos mexidos também podem ser incrementados com a adição de algumas folhas da planta.
Fresca, natural é melhor!  Conhecendo a variedade de receitas que contém a hortelã, médicos e especialistas afirmam que o melhor é consumi-la em sua forma fresca, natural, pois conserva todas as suas vitaminas e sais minerais. Algumas pessoas costumam consumi-la seca ou desidratada. Nesse caso, queridos leitores, a hortelã perde a maioria das suas propriedades.
Outro atrativo da planta, segundo relatos antigos e especulações, são as suas “possíveis” propriedades afrodisíacas. A origem é creditada aos árabes, grupo que costumava usar com frequência a planta em seus pratos. Além de utilizarem para fins alimentícios, também usavam para fins medicinais, no tratamento da impotência e da diminuição da libido.
Como eu uso
Hortelã não vai bem apenas em comidas, ela também combina muito com as bebidas: suco de limão, maracujá, abacaxi; tudo com hortelã fica mais gostoso. Há alguns anos fui visitar Cuba, a ilha de Fidel. Depois da capital, Havana (que eles pronunciam Habana) fui até Varadero, conhecer suas praias. Fiquei num hotel de nome inesquecível: Copacabana. Meu ato primeiro: fui até o quiosque de bebidas e pedi um Mojito – o drinque mais famoso da Ilha. Fiquei observando o barman. Em certo momento, ele interrompeu o trabalho  e dirigiu-se até o jardim. Colheu algumas folhas de hortelã ali plantadas e adicionou ao meu Mojito. Estava ótimo. Nunca esqueci  o charme e a classe do barman que ainda me ensinou: o melhor Mojito que existe é feito com o legítimo rum cubano. Leve e refrescante, o mojito é uma ótima opção para os dias de calor, mas eu não dispenso nem no dia mais frio do ano. E o melhor é que é super simples de preparar. Lá vai à dica:
Mojito
1 dose de rum
Suco de limão
1 punhado de hortelã
½  copo de água com gás
Gelo
Açúcar a gosto
Agora misture em um copo a hortelã, o açúcar e o suco de limão. Com um socador, amasse bem a hortelã. Depois só adicione o gelo, a dose de rum e, por último, a água com gás.
Por José Eduardo Janczukowlcz

Como eu planto

O cultivo de hortelã é bastante simples e pode ser plantada em canteiros ou vasos. Assim como as outras ervas aromáticas, a hortelã precisa de bastante sol e um solo fértil. É bom adubar a terra a cada 30 dias, principalmente se você escolher plantar em vasos, pois a adubagem depende apenas de você.
Como eu armazeno
Para armazenar as folhas de hortelã, corte as pontas do ramo. Umedeça levemente um pedaço de papel toalha e embrulhe.. Coloque tudo em um recipiente (em casa dou sempre preferência ao vidro) e não o feche completamente para que o ar possa circular. Guarde o recipiente na geladeira por até uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário