terça-feira, 25 de junho de 2013

Ervas e dicas de armazenamento

Podemos encontrar ervas secas e frescas, puras e combinadas, como é o caso das ervas de Provence.
Quando frescas, em geral são sensíveis e delicadas, portanto, devem ser empregadas apenas na finalização de pratos. Seus óleos essenciais são delicados e perdem o aroma rapidamente se forem aquecidos por tempo prolongado.
Algumas, porém, são mais resistentes, como o tomilho, o louro e o alecrim, e podem ser usadas em assados, por exemplo. As secas devem ser empregadas no início da cocção para possibilitar sua hidratação e liberação de aroma.
Outro fator importante é a oxidação, que ocorre a algumas ervas frescas, como o manjericão e a hortelã, por exemplo. A oxidação se dá pelo contato da erva já picada com o ar, ocasionando o escurecimento desta. Procure sempre picá-las o mais próximo possível do momento de empregar ou, antes de cortar, despeje um pouco de óleo ou azeite sobre as ervas e então pique. Dessa forma, quando a faca cortar a erva, o óleo cobrirá a superfície cortada, evitando, assim, a oxidação.
Para aromatizar os fundos, são utilizadas ervas delicadas (salsa) e mais resistentes (tomilho, louro).
Use sempre fresca: salsa, cebolinha, coentro, hortelã, manjericão, sálvia, cerefólio, menta, dill, azedinha, nirá e manjerona.
Use fresca ou seca: segurelha, tomilho, louro, alecrim e orégano.

Armazenamento

Em geral, quando bem secas, as ervas se conservam bem por até uma semana acondicionadas em sacos plásticos sob refrigeração.
Coentro, salsa, cebolinha e manjericão também podem ser armazenados em recipiente com água sob refrigeração (como se fosse um vaso).
Para armazená-las por mais tempo, algumas ervas como salsa, manjericão e coentro podem ser batidas no liquidificador com um pouco de óleo ou azeite (formando um purê denso) e guardadas em recipientes de vidro ou plástico sob refrigeração. Dessa forma, elas podem durar até 30 dias.

As ervas desidratadas têm maior durabilidade e devem ser armazenadas em embalagens bem fechadas e protegidas da luz. Verifique a data de validade para determinar sua duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário