segunda-feira, 24 de junho de 2013

Erva-Cidreira

Especiaria Erva-Cidreira

Erva-Cidreira
A erva-cidreira é uma espécie nativa utilizada como planta medicinal em todo Brasil. Também considerada como erva condimentar, aromática, é originária da América do Norte e do Sul, e conhecida como melissa. Em termos nutricionais, a especiaria erva-cidreira é composta principalmente de fibras e um dos seus valores nutritivos provém do óleo essencial. A cidreira é erva muito conhecida como infusão, calmante, utilizada no Brasil para o desenvolvimento de diversos pratos, como ensopados, sopas, marinados, peixes, frutos do mar, frango, saladas de verduras ou frutas, sucos batidos no liquidificador, omeletes, leite, pudins e picles. Harmoniza-se e muito bem com compotas de frutas, que podem ser acompanhadas também de leite de coco. Em todos os cozidos que levem limão, podem também empregar-se folhas frescas da especiaria erva-cidreira, especialmente em saladas, sopas, molhos, regime dietético, legumes crus, sopas de fruta, sobremesas de leite e sucos de frutas. Momento de reflexão. Reza o folclore que a especiaria erva-cidreira (melissa) é planta que fortalece o amor e ajuda as pessoas a encontrá-lo. Na primeira situação, bastaria colocar algumas folhinhas no vinho e oferecê-lo a quem se ama e, na segunda, carregar muitas delas no bolso

Como eu planto, armazeno e uso a especiaria Erva-Cidreira


Como eu planto
Pode ser plantada em um vaso ou jardineira. Mudas são produzidas a partir de estacas, com fácil enraizamento. Seu cultivo pede um espaçamento de 50 x 70 cm entre plantas. Adapta-se bem a vários tipos de solos, com preferência por aqueles com boa drenagem, Prefere uma adubação com esterco de gado bem curtido, de aves ou composto orgânico. O cultivo de erva-cidreira (melissa) tem bom desenvolvimento em locais com clima temperado e subtropical. Porém, a planta não tolera temperaturas muito elevadas nem muito frias. O excesso de sol forte e a falta de água provocam uma aparência de queimado nas bordas das folhas. O  florescimento da melissa ocorre no fim do verão, com o aparecimento de flores pequenas nas colorações branca, rosa e amarela.
Como armazeno
As folhas adultas podem ser colhidas e secas, juntamente com as flores. A primeira colheita da plantação de melissa é permitida a partir do sexto mês. Faça o corte na planta a dez centímetros do solo. Após a evaporação do orvalho, pela manhã, é o melhor horário para a colheita. Use bandejas para secar as folhas. Ou, em feixes bem afastados, pendure-as em um varal. Uma vez separadas todas as impurezas, seque as folhas o mais rapidamente possível num lugar arejado e sombrio. O tempo úmido prejudica o bom aspecto das folhas. A melhor maneira de conservar as folhas, uma vez secas, é guardá-las em recipientes hermeticamente fechados.
Como eu uso
Especiaria riquíssima no quesito medicinal, a erva-cidreira nos surpreende com seu lado condimentar e proporciona pequenas e deliciosas surpresas ao nosso paladar. Como essa sobremesa, que também pode fazer a função de um delicado petisco aromático que supre uma visita surpresa.
 Receita Com Erva-Cidreira 

Brigadeiro com a especiaria erva-cidreira (SP) ou capim santo (Nordeste)


Brigadeiro de Capim Santo

 Ingredientes
1 xícara de chá de leite (desnatado ou integral)
25 folhas (aproximadamente) de erva-cidreira(sp) ou capim santo (nordeste)
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina (light ou normal)
Açúcar cristal para enrolar os brigadeiros
Preparo
Bater no liquidificador a erva-cidreira com o leite. Em uma peneira coe a mistura e em uma panela com o leite condensado e a margarina. Apure todas as misturas até ficar em ponto de brigadeiro.  Observe quando desprende do fundo da panela (aproximadamente 25 minutos em fogo baixinho), para não espirrar muito. Depois da mistura fria, passe em açúcar cristal fino. Minha Avó chamava esta receita de caça-maridos .  É o manjar dos Deuses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário