terça-feira, 25 de junho de 2013

Azedinha

Popularmente conhecida como Azeda, Azeda-de-Ovelha, Língua-de-Vaca ou Azedinha.
Com origem na Europa e na Ásia, a Azedinha é muito popular desde a antiguidade. Tem sabor ácido e era
utilizada por gregos e romanos para melhorar a digestão. As folhas são ovais e tem textura semelhante à do agrião. Possui um alto teor de celulose, o que auxilia nos problemas intestinais. Também é rica em potássio, magnésio e vitamina C.

As folhas podem ser usadas em saladas, molhos, sopas e purês, em massas de panquecas, queijo de cabra, ovos e ser cozidas como espinafre. É um ótimo ingrediente no preparo de vinagretes, para temperar saladas de folhas. É também um bom acompanhamento para peixes e pode entrar no preparo do molho velouté. Por ser muito ácida, utilizada para amaciar carnes.Para difundir o aroma da azedinha num prato, é costume cortar as folhas em finas tirinhas, colocando umas sobre as outrar, enrolando-as e pressionando-as bem ao cortar. Dessa forma ela aparece em saldas, omeletes e sopas ou, junto da manteiga e do creme de leite, vira purê.
O purê de azedinha, muito popular na França, acompanha muito bem peixes cozidos e carnes de vitela.
O ideal, da azedinha, é que seja consumida logo após a colheita, mas pode ser acondicionada em embalagem plástica limpa e seca, por 3 dias, no máximo.

Dicas

A azedinha é rica em vitamina C. Por isso, procure utiliza-la rapidamente e de preferência crua.
Não cozinhe a azedinha em panela de ferro, pois sua elevada acidez faz com que ela mude de cor.
As folhas mais jovens são menos ácidas e ideais para saladas.

Curiosidade

A azedinha além de conter vitamina C, trata a bronquite e aumenta o apetite. Proporciona, também, efeitos adstringente, diurético e refrescante no organismo.
Se não bastassem todas essas vantagens, pesquisadores da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) descobriram que a raiz da planta ainda tem alta concentração de antioxidantes – especialmente resveratrol – sustâncias associada à prevenção de problemas cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, também encontrada no vinho e no suco de uva. Mas de acordo com o professor André Souto, autor do estudo, o consumo da raiz não é indicado, já que pode oferecer riscos de toxicidade. Contudo as folhas também são uma boa fonte do antioxidante – um quilo delas oferece 0,4 mg de resveratrol, aproximadamente a mesma quantia que há em um litro de suco de uva.

3 comentários:

  1. Muito bom. Eu consumo azedinha diariamente.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Onde encontrar mudas de azedinhas em BH?

    ResponderExcluir
  3. apple watch series 6 titanium oxide - TITanium Arte
    apple watch series 6 titanium oxide | apple ion chrome vs titanium watch series 6 titanium titanium dioxide oxide | titanium drill bit set Apple Watch Series 6 titanium oxide | apple watch 6 titanium Apple Watch ford transit connect titanium Series 6 titanium oxide | Apple Watch Series 6  Rating: 4.6 · ‎5 reviews

    ResponderExcluir