domingo, 23 de junho de 2013

Açafrão


È uma planta herbácea, de folha comprida e arroxeada. Seu uso mais comum é como colorante de pratos como risoto ou a paella. Originário da Grécia e da Ásia, o açafrão é cultivado na maioria dos países mediterrâneos, desde o Oriente Médio e Irã à Caxemira e China. Para se obter 500 g de açafrão calcula-se que são necessárias cerca de 75 mil flores. O trabalho na colheita justifica o preço sempre alto. Vantagem é que com apenas uma pitada faz-se uma receita farta. O bom açafrão deve ser fresco e de cor laranja-vivo. As falsificações existem aos montes, sobretudo no açafrão vendido em pó. Conta a história que Henrique VIII, da Inglaterra, era tão apreciador da especiaria, que mandava para a forca quem fosse pego falsificando-o. Cleópatra também utilizava a essência de açafrão para seduzir. Os fenícios tinham a tradição de passar a noite de núpcias em lençóis coloridos com açafrão e os gregos consideravam um afrodisíaco poderoso, quando misturado no banho.Ainda hoje é utilizado tanto na culinária quanto na medicina, sobretudo pelos árabes graças às suas propriedades anestésicas e anti-espasmódicas.

Como  planto e armazeno: açafrão

.
Como eu planto
Apesar de ser considerada uma planta exótica, o açafrão tem plantio relativamente simples e é bastante resistente a insetos. O ideal é plantá-lo em bulbos tão logo comece o verão. Recomenda-se que os bulbos fiquem pelo menos a quinze centímetros de distância uns dos outros. O solo deve ser bem drenado e o buraco ter cerca da 8 cm de profundidade. A colheita acontece no outono.
Como eu armazeno
Na culinária, o açafrão pode ser utilizado fresco ou seco. A secagem do açafrão é um processo simples de colocar os fios em uma toalha de papel durante vários dias em um lugar quente e seco. Você deve então transferir o açafrão seco para um recipiente hermético e mantê-lo em uma prateleira longe de umidade
 Receita Com Açafrão 

Risoto com ervilhas e açafrã

1 cebola pequena picadinha
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 lata de ervilhas
340 g. arroz arbóreo
2 litros de caldo de legumes
1 pitada de açafrão in natura
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado fresco
sal e pimenta fresca moída na hora a gosto
Preparo
Frite a cebola com metade da manteiga até que fique macia. Adicione o arroz e frite por até 5 minutos (o arroz não deve escurecer). Em fogo baixo, vá acrescentando o caldo aos poucos, misturando sempre. Quando o risoto estiver al dente, tire do fogo. Adicione o resto da manteiga, as ervilhas e o açafrão. Tempere com sal e pimenta e acrescente metade do parmesão. Mexa bem e tampe por quatro minutos. Mexa mais uma vez e jogue por cima o parmesão restante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário